.

BIOGRAFIA


(sendo revisada)


FLÁVIO MELLO Nasceu em São Paulo, Capital, no nono dia do mês de julho de 1978. É filho de Izaias Ferreira de Melo e Elza Elizabeth de Melo.
Sua vida artística começa já muito cedo, quando ainda tinha dez anos de idade, tendo seus irmãos mais velhos como modelos, pois gostavam de desenhar, e o universo dos quadrinhos fazia parte da vida dos garotos, e de seu avô Arvidis Briedis, vindo da Letônia na época da Segunda Grande Guerra, de quem também pegou o habito da leitura, assim como de seu pai.
Ao completar dezesseis anos, ao lado de seu irmão Marcelo Lakavicius e de seu grande amigo Neilor Cruz Paiva forma sua primeira banda, voltada ao movimento punk rock, banda essa que faz o grupo de jovens fazer diversos shows por São Paulo, inicia aí sua vida de escritor, ainda muito amador e sem muita leitura.
Nessa mesma época se dedica a desenhar em muros de escolas, desenvolvendo assim seu dom artístico. Antes de completar dezessete anos sofre um terrível acidente e por pouco não perde a vida, é atropelado por três carros em uma grande avenida próxima a sua casa, passa meses sem poder levantar da cama, além das fortes dores, pesadelos e espera pela morte seus companheiros eram os livros.
Passado esse pesadelo terrível, aos dezoito anos conhece Rosimeire (hoje sua esposa) com quem inicia um namoro, ela, artista plástica, incentiva o namorado a voltar a desenhar, ensinando-o algumas técnicas, e a voltar a estudar. Nessa época Flávio Mello já compunha músicas, no estilo gótico, e já havia fundado a banda Allan Daly (Edgar Allan Poe e Salvador Dali) ao lado de grandes amigos, banda com forte influência de Tristania, Type O Negative, dentre outras bandas do gênero, onde exercita ainda mais seu trabalho como escritor.
Tempos depois se forma em letras / literatura, e inicia seu processo acadêmico e linha de pesquisa sobre a obra do poeta alagoano Jorge de Lima.
Ainda na época do curso de graduação, Flávio Mello, ao lado de amigos como Mauricio Miranda, Eraldo Miranda, Adriano Barros, Auriel Filho e outros, funda a Editora Espaço Idea, que tinha o intuito de publicar os livros escritos por esses amigos.
Publica seu primeiro livro, pela Espaço Idea Editora, Seleção Natural em meados de 2006, reunião de contos que exploram o universo extraordinário do ser humano em conflito com a natureza que o cerca. “O autor desconstrói a estrutura narrativa do gênero e cria uma prosa-poética leve, sutil, intensa e reveladora a partir de experiências de personagens em conflitos psicológicos acerca de sentimentos que tornam o ser vivo em ser humano”.
Terminando a faculdade e se casa com Rosimeire.
Abandona (temporariamente) a música.
Inicia sua vida como professor em colégios públicos da periferia de São Paulo.
Nasce sua primeira filha Alice. Inicia sua saga acadêmica e a desenvolver diferentes cursos sobre Arte e Literatura.
Sua segunda participação em livro se dá em 2008, pela Editora Andross, coletânea de autores nacionais, com o conto “O Pilão”, que faria parte mais tarde de seu segundo livro Amar, só se for armado, nesse livro estreita amizade com Hildebrando Pafundi, de quem, futuramente, coordenaria o processo editorial de seu livro Janela da liberdade e outras histórias.
Amar, só se for aRmado, segundo a critica: “é um livro rico em crontos que falam do amor em suas diversas manifestações, com uma linguagem simples, o autor revela o fantástico, os mistérios, as dúvidas e os traumas das relações amorosas cotidianas, em situações que mostram a beleza e os conflitos ao nos relacionarmos com o outro”, livro também publicado pela Espaço Idea Editora, no final de 2008.
Seu mais recente trabalho é o livro infanto-juvenil João e seu baú mágico. A fantástica história de João e seu mágico baú comove adultos e brinca, adoravelmente, com a imaginação das crianças. Segundo a critica: “Um texto banhado de poesia, de um dos autores mais notáveis da nova literatura brasileira”, também pela Espaço Idea Editora, no início de 2009.
Abandona por algum tempo a Educação e é convidado pela Editora Espaço Ideia a ser um de seus Editores, desenvolve um longo trabalho de publicação de novos autores (onde é chamado, também, para escrever várias orelhas, prefácios e apresentações de obras de ficção), participa arduamente do projeto da editora chamado Meu Primeiro Livro, que consiste em fazer com que diferentes escolas publiquem livros escritos por professores e alunos, onde também ministra cursos e oficinas de Escrita Criativa.
Por opção e paixão decide deixar o projeto de editoração um pouco de lado e retorna a Educação.
Pós-graduado em Letras / literatura, com ênfase em literatura africana e infantil, com tese desenvolvida sobre a fortuna crítica de Jorge de Lima. Mestrando Ciências da Religião (PUC) com tese sobre a poesia cristã de Jorge de Lima.
Leciona como professor convidado em universidades e escolas de literatura com oficinas que vão da Escrita Criativa, Análises de livros e sobre a obra de Jorge de Lima. Também é editor e coordena a produção de novos autores.
O autor participa de diversos encontros literários, mesas redondas, palestras e ministra cursos em diferentes áreas da arte, sua articulação literária e sua vasta leitura contribuem para o desenvolvimento de diferentes cursos e oficinas onde seu maior foco é o incentivo a leitura e a escrita criativa.
Hoje, Flávio Mello, retorna sua veia musical com uma nova banda e uma nova linguagem, Doom Metal, com influências de Anathema, Moospell, Paradise Lost, entre outras, mas resgata trabalhos passados e prepara um EP ainda para o ano de 2011.
Com seus crontos que nos surpreende a cada página lida, com tantos dramas e conflitos existenciais do ser humano, Flávio Mello nos remete sempre a um dos maiores cronistas de nosso país, Nelson Rodrigues. Além disso, o autor também entende como ninguém o universo feminino, fala com propriedade todos os anseios, dúvidas, angústias e sofrimentos que só uma mulher pode viver. É como se penetrasse no subconsciente de cada mulher e depois transcrevesse tudo o que observou. Podemos dizer sem sombra de dúvidas que Flávio Mello é um escritor que entende perfeitamente o psicológico do ser humano e sabe, através de seus maravilhosos crontos, mostrá-los à sociedade como ninguém.




12/04/2018
Amigos e Amigas EM BREVE NOVIDADES

12/04/2018
Leve o Escritor, Palestrante e Professor Flávio Mello para sua cidade, Universidade, Escola ou Espaços Culturais - o autor tem em seu repertório inúmeras palestras e bate-papos sobre Educação, Literatura e Arte. saiba mais pelo blog

Para ler / ver

.

.

Web hosting for webmasters